O poder da inovação e da evolução com a Canon EOS R5


-1
1 share, -1 points

A utilização de equipamentos de qualidade para a sua filmagem e fotografia, seja você profissional da área ou não, passa diretamente pelo seu conhecimento da fabricante do produto utilizado. É o tipo de informação que fará toda a diferença no momento de fazer uma aquisição tão relevante e, no caso da Canon, a reputação construída em quase um século de existência foi constituída na concepção de produtos como a câmera fotográfica Canon EOS R5, por exemplo.

Além de serem pautados por sua qualidade de produção, o senso de evolução esteve sempre presente na multinacional de origem japonesa desde o fim da década de 30, época em que começou a história da empresa mediante a visão futurista de Takeshi Mitarai, Goro Yoshida, Saburo Uchida e Takeo Maeda.

Desde a ideia de produzir a primeira câmera de 35 mm, batizada de Kwanon e inspiradora do nome da companhia, até os dias atuais com a Canon EOS R5, a empresa jamais deixou de lado a ideia de trazer produtos inovadores e que fossem capazes de quebrar barreiras. Ao mesmo tempo que, sabedores do poder transformador de seus produtos, olhassem para todas as pessoas e fizessem com que seus equipamentos fossem acessíveis e de manuseio simplificado.

Por isso, fizemos um importante compilado de informações sobre o lançamento que, certamente, sempre esteve dentre os mais esperados pelo mercado fotográfico pelo potencial desde cedo apresentado.

Canon EOS R5: Moldada para profissionais

Desde o início da apuração de informações extra oficiais por parte dos sites especializados até a divulgação por canais oficiais, a impressão que foi se construindo acabou por confirmada: a Canon EOS R5 chega ao mercado com a intenção de trazer algo ainda mais poderoso, principalmente, aos profissionais da área de filmagem e fotografia.

O mercado em questão possui uma alta capacidade de dinamismo onde a implementação constante de novas técnicas, ângulos, aproveitamento de iluminação, efeitos etc praticamente exigem isso. Dentro desse ambiente, as fabricantes trabalham de maneira incessante seja para atender aos anseios do mercado bem como, obviamente, tratar de fazer isso antes que algum concorrente prestigiado acabe atendendo.

Ciente dessa carência, a Canon EOS R5 chega ao mercado com algumas especificações que, realmente, impressionaram desde o momento em que elas foram confirmadas. Como, por exemplo:

Filmagem em qualidade 8K: Trazer o maior grau de realidade em resolução e nitidez dos seus trabalhos é uma necessidade da qual os melhores profissionais (ou mesmo amantes da arte) simplesmente não abrem mão. Para colaborar com a satisfação desse desejo, a EOS R5 chega com a capacidade de fazer filmagens em qualidade 8K a 30 frames por segundo (fps).

Além da alta capacidade de resolução, a câmera em questão disponibiliza a produção em formato RAW, tipo de arquivo com os mais diversos dados necessários para um pós-produção onde o nível de detalhamento e edição alcançados (seja na filmagem ou no tratamento de suas fotos) são naturalmente otimizados.

Fotografia em até 45 megapixels: Se a filmagem trará imenso prazer ao portador dessa máquina, as fotografias serão igualmente recompensadoras através do sensor CMOS full-frame de 45 MP que atinge alto grau de correção referente a iluminação e correção de nitidez graças, também ao processador DIGIC X e o recurso batizado de Dual Pixel RAW.

No processador, o auxílio de compensação artificial de luz mesmo quando você estiver atingindo incríveis 51200 de ISO. Já no recurso, a ideia é fazer com que o controle de nitidez e destaque de modelo esteja em suas mãos dependendo da imagem conter um modelo ou mesmo retratos da natureza.

Alto grau de captação em movimento via AF: Pautada no desenvolvimento de um sistema de Inteligência Artificial aprimorado desde a sua implementação na Canon EOS-1D X Mark III, o que se vê na Canon EOS R5 é a tecnologia AF de rastreamento de rostos (humanos ou animais) em um grau de precisão que poderia parecer inalcançável, mas a Canon conseguiu com louvor.

São 5940 posições de AF que podem ser selecionadas, eliminando praticamente todo e qualquer risco dos efeitos relacionados a perda de nitidez em uma imagem onde a movimentação tira o foco do modelo principal. Aqui, estando o alvo das suas lentes em um ambiente controlado ou não, de frente ou perfil, o reconhecimento e acompanhamento da tecnologia trazem segurança de uma foto com o mais alto padrão de qualidade.

Expansível via cartão de memória SD e CFexpress: Além dos tradicionais cartões de memória SD que suportam uma determinada taxa de gravação dos arquivos, existem aqueles produzidos especificamente para arquivos mais “pesados” e cheios de informações relevantes. Nesse grau de fluxo de trabalho e consistência de gravação, os cartões CFexpress acabam sendo os mais indicados.

Esteja você usando um ou o outro modelo nos seus equipamentos anteriores, ter em mãos a Canon EOS R5 fará com que ambos sejam aceitos nos encaixes para expansão da memória interna disponível. É a facilidade de trabalhar em diferentes níveis sem a incessante troca de equipamentos e suas particularidades.

Manuseio simplificado: Seria bem menos útil ter tantos recursos importantes pensando na realização do seu trabalho e, pensando no manuseio do equipamento, fios e conexões de baixa qualidade complicarem o andamento e a dinâmica das suas sessões fotográficas e/ou de filmagem, não é mesmo? Porém, não se preocupe! Certamente, esse passe longe de ser o caso da Canon EOS R5.

Isso porque a câmera tem funcionamento com integração Bluetooth de baixo consumo, permitindo que o pareamento junto a smartphones e outros devices com conexão disponível não sejam verdadeiros “inimigos” da bateria. Além disso, conexões via Wi-Fi nas velocidades 2,4 e até mesmo 5G estão disponíveis para a transmissão e recebimento de arquivos com agilidade bem como também a compatibilidade para aqueles que trabalham com o modelo de FTP ou FTPS para envio e recebimento de arquivos.

Observação importante!

Depois de notar tamanho potencial e caráter inovador da Canon EOS R5, torna-se ainda mais importante mencionar que, apesar de seu molde voltado essencialmente a categoria dos profissionais da área, nada impede que pessoas amantes da fotografia e filmagem como hobby também tenham um qualificado equipamento como esse para uso pessoal.

É fato que, pensando em pessoas que desejam dar os primeiros passos como “fotógrafo de fim de semana”, apenas para apontarem suas lentes e tirarem fotos dignas de um trabalho mais elaborado do que os já bastante elaborados smartphones, um investimento dessa linha pode acabar soando caro.

Entretanto, é preciso compreender que o grau de tecnologia empregado além do trabalho de diversos pesquisadores e profissionais das mais variadas áreas para agregar tanto valor a um equipamento desse nível também é caro. Existe toda uma cadeia de avaliações, investimentos e testes tanto na área de hardware como software em busca da excelência no resultado.

Logo, analise com carinho a possibilidade de fazer esse tipo de aquisição principalmente se você possui algum grau de experiência no manuseio de câmeras fotográficas mais rebuscadas. Dentro desse nível de conhecimento (e também de desejo em se dedicar a arte), sem sombra de dúvidas a Canon EOS R5 proporcionará uma experiência transcendental a você nos mais diferentes níveis.

E então, gostou do conteúdo? Acha que existem informações importantes que também poderiam ser abordadas e que você sentiu falta?

Não deixe de comentar com as suas sugestões ou mesmo críticas construtivas! São através delas que poderemos produzir um material com a qualidade ainda mais próxima do que você deseja e merece!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

-1
1 share, -1 points

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *