Confira o comparativo entre Pocket Cinema 4K e Pocket Cinema 6K


0

Por mais particular que seja a escolha de qual câmera é a mais adequada para o seu trabalho (ou mesmo seus momentos de lazer), existem alguns fatores que podem te guiar no momento de tomar a decisão. E isso vale também para equipamentos pertencentes a mesma empresa como é o caso da Pocket Cinema 4K e da Pocket Cinema 6K da Blackmagic Design.

Se a primeira vista pode parecer algo muito óbvio em relação a principal diferença existente, é bom você não se precipitar! Existem funções específicas que pode fazer com que a 4K possa ser a mais adequada para o seu tipo de uso. 

É pensando justamente nessa análise mais criteriosa que fizemos um detalhado comparativo entre esses dois equipamentos produzidos pela fabricante australiana fundada por Grant Petty no ano de 2001. Portanto, esteja confortável e preparado para absorver todas as informações e, se preciso, leia mais de uma vez antes de tomar a sua decisão, pois ela será muito importante!

Conceito da câmera Pocket Cinema 

Antes de efetivamente fazer o comparativo direto entre as câmeras em questão, é preciso explicar o objetivo da Blackmagic Design quando da criação dessa linha de equipamentos. Informação essa que certamente vai acrescentar bastante a sua avaliação de qual delas pode se encaixar melhor dentro das suas necessidades, anseios e até mesmo orçamento. 

Desde a criação da companhia, o objetivo da Blackmagic é trazer uma avançada tecnologia aos seus produtos sem deixar com que o custo deles seja acessível a uma faixa de público mais abrangente do que a existente habitualmente no mercado. Por isso, a criação da Pocket Cinema busca aliar o que há de mais moderno em filmagens da “high tech” indústria cinematográfica com a praticidade de uma câmera pocket, simples de se configurar, armazenar e, consequentemente, transportar. 

É por isso que as câmeras dessa linha contam com recursos como ISO Nativo Duplo (trabalho otimizado em situações de baixa luminosidade), ciência das cores Blackmagic (criando maior semelhança das imagens com a qualidade de cinema) e também um formato de arquivo idealizado para uma pós-produção otimizada, o Blackmagic Raw. 

Portanto, saiba que, independente de qual for a sua escolha, você estará adquirindo um produto que tem como alvo o que há de mais tecnológico dentro da produção de filmes pensando em recursos de vídeo, fotografia, iluminação, sensor etc.

Pontos diferenciais entre Pocket Cinema 4K e Pocket Cinema 6K    

Agora que você compreendeu o objetivo principal da linha de câmeras Pocket Cinema da Blackmagic Design, estamos devidamente prontos para avançar ao tema central deste conteúdo: o comparativo entre os dois modelos existentes.

-Maior amplitude do quadro de gravação 

O fator mais óbvio e que está visível no momento do batismo de cada um dos equipamentos é, efetivamente, a qualidade e amplitude que eles conseguem alcançar dentro de uma filmagem ou até mesmo no enquadramento de uma fotografia. Enquanto de um lado temos a resolução que alcança 4096 x 2160 pixels no modelo 4K, vemos o seu sucessor mais potente atingir a marca de 6144 x 3456 pixels. 

Isto é possível graças aos diferentes modelos de sensor existente entre os dois tipos de câmera Pocket Cinema. O modelo 4K contem um sensor 4/3 padrão enquanto a versão mais robusta faz a captação de imagens explorando o potencial de um sensor Super 35 MM.

-Resolução nas fotografias 

Se falamos em um modelo de sensor diferenciado em caráter superior da Pocket Cinema 6K, não é difícil imaginar que isso se reflete também na qualidade final das suas imagens. 

Isso porque a Pocket Cinema 4K é capaz de atingir uma competente resolução de 8,8 Megapixels, algo bastante aceitável dentro da sua proposta de compactar uma tecnologia de ordem cinematográfica. No caso de seu modelo 6K, a capacidade de resolução pode atingir importantes 21,2 Megapixels em uma diferença que atinge praticamente o triplo de qualidade final do arquivo produzido.

-Variação no encaixe de lentes 

Neste caso, não podemos dizer necessariamente que uma é melhor ou pior do que a outra, mas sim que a possibilidade de encaixe de lentes apresenta características distintas. Levando em consideração a forma como você vai usar o equipamento e qual o grau de detalhe que você busca, é possível adaptar o encaixe MFT para tipos distintos como PL, C e EF, por exemplo pensando na Pocket Cinema 4K. 

Já no caso da Pocket Cinema 6K, o seu encaixe de lente vem de fábrica com um encaixe EF. Dessa maneira, estamos tratando de um sistema que comporta lentes de caráter distinto como, por exemplo, DSLR ou mesmo da Blackmagic Cinema Camera em sua versão sem o conceito Pocket.

Há diferenças, mas também semelhanças 

Pode parecer sem sentido, mas dois modelos com atributos tão diferentes em alguns pontos como a Pocket Cinema 4K e a Pocket Cinema 6K acabam sendo bem semelhantes em outros elementos como, por exemplo:  

– Durabilidade da bateria; 

– Disposição dos botões; 

– Estrutura do hardware; 

– Sensibilidade a luz; 

– Encaixe para cartões de mídia nos modelos SD, UHS-II ou CFast 2.0.

Estou confuso, qual devo comprar? 

Se mesmo depois de aprofundar-se nesse conteúdo ainda existe a sensação de que você não se decidiu sobre a Pocket Cinema 4K ou a Pocket Cinema 6K, existem algumas perguntas a serem analisadas que podem ajudar a te guiar na sua decisão: 

-A minha necessidade é em caráter de lazer ou para uma atividade profissional? 

-Se for para o lazer, eu terei a necessidade de usar os recursos mais modernos possíveis para apreciar a arte de fotografar? 

-Se eu usar para trabalhar, um dos modelos pode render menos do que eu preciso para atingir a excelência na área de fotografia ou filmagem que eu atuo? 

-É possível me organizar para adquirir a 4K e, a médio prazo, fazer a aquisição da 6K se eu sentir que preciso de algum upgrade? 

Além dessas perguntas, é importante dizer que a equipe da Espaço Digital está sempre à disposição para sanar todas as suas dúvidas e propiciar a melhor das experiências na sua aquisição.


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *