Iluminando com Luz Fria – Introdução


0

As lâmpadas fluorescentes são uma eficiente fonte de luz, com qualidades que nenhum outro tipo de luz, é capaz de obter. Elas produzem uma grande quantidade de “lumens” por um pequeno consumo. “Dexel Lighting”, com grande experiência no campo da iluminação extrai o maior proveito desta tecnologia, para propor uma gama completa de fontes de luz fluorescente, ou mais conhecidas como “Luz Fria”.

Lâmpadas Fluorescentes 
No passado, as lâmpadas fluorescentes não tiveram boa aceitação para iluminação de estúdios e filmes, por modificar os tons da pele e outras cores e dar uma aparência pouco natural. Isto era produzido pelas grandes áreas de verde e azul emitidas pelas lâmpadas fluorescentes. Hoje, novas lâmpadas fluorescentes asseguram a temperatura de 3200K, necessária na iluminação de estúdios, mas também é necessário fazer referência aos valores de CRI disponíveis.

CRI é um método de referência de 1 ao 100, que indica a fidelidade das cores expostas a uma lâmpada em particular, comparada às mesmas cores expostas a uma lâmpada incandescente onde o valor CRI é 100.

Quanto mais alto é o valor do CRI na lâmpada fluorescente, melhor será para misturar e balancear a luz com lâmpadas incandescentes. Isso segue como um aviso: lâmpadas com CRI com valores muito abaixo dos utilizados pela Dexel são utilizados comumente pelo mercado por serem mais baratas. Procurem sempre pela linha de lâmpadas StudioLine.

Economia 

* Menor consumo elétrico: Com relacão à luz clássica de tungstênio, a luz fluorescente permite reduzir o consumo de energia, em aproximadamente 90%.

* Menor consumo elétrico em ar condicionado: A dissipação de calor é quase nula, e se obtém portanto uma economia indireta na ventilação e climatização da sala. Isto reduz substancialmente os requerimentos de ar condicionado.

* Menor investimento em equipamentos de ar condicionado: Portanto, o investimento em equipamentos de ar condicionado, será também reduzido.

* Menor investimento em instalação elétrica: O menor consumo elétrico das lâmpadas fluorescentes, permitem menor necessidade da capacidade elétrica instalada. Por exemplo, para um estúdio com iluminação de tungstênio halógena, onde a necessidade fosse de 300 ampéres, com lâmpadas fluorescentes só precisam de uma capacidade de 30 ampéres.

* Longa vida das lâmpadas: As lâmpadas fluorescentes tem uma vida útil de 10.000 horas, com um custo de lâmpada menor do que as lâmpadas de tungstênio.

* Normalmente a vida de qualquer lâmpada de tungstênio com 3200 Kº, e de 400 horas.

Compatibilidade 
Graças à utilização de lâmpadas de espectro completo e valores de referência CRI muito próximos ao valor 100, os refletores de luz fria “Dexel Lighting”, se combinam muito bem com a luz de tungstênio tradicional. Os refletores podem ser dimmerizados, utilizando-se o ballast eletrônico, para ligar diretamente no rack de dimmer analógico ou digital.

Versatilidade
Com os refletores “soft”, equipados com 2, 4, 6, ou 8 lâmpadas de 55 watts, as possibilidades são quase infinitas. É possível iluminar estúdios de qualquer tamanho e efetuar iluminação principal, contraluz, ambiente e luz de ciclorama. Os refletores luz fria “Dexel Lighting”, podem ser equipados com lâmpadas de 3200K “tungstênio” ou 5100K “luz do dia”.

O sistema ótico desenvolvido, juntamente com a qualidade já reconhecida “Dexel Lighting”, fazem com que sejam os refletores mais eficazes do mercado. Sua luz pode ser perfeitamente combinada com refletores para luz de tungstênio convencionais.

Os refletores se diferenciam entre si, principalmente pela quantidade de lâmpadas e a potência disponível. O rendimento é extraordinário, sendo em geral, 10 vezes superior ao de um refletor incandescente clássico. Praticamente, toda a energia elétrica é transformada em luz, não existindo praticamente dissipação calórica.

Aliás, a luz conserva suas qualidades, mesmo quando se varia sua intensidade. Pôr suas características únicas, os refletores luz fria “Dexel Lighting”, podem ser utilizados perfeitamente em qualquer aplicação para vídeo (estúdios de televisão, telejornal, set de filmagem, estúdio virtual, reportagem), cinema , fotografia digital, iluminação para restauração de obras de arte, etc.

Reatores eletrônicos
Toda lâmpada de luz fluorescente, requer reator para trabalhar. Existem dois tipos de reatores: magnéticos e eletrônicos. Geralmente, os reatores magnéticos operam na freqüência de 50 ou 60Hz, e tem problemas de flicker o que pode ser registrado pela câmera de vídeo.

O olho humano pode compensar o efeito estroboscópico produzido pelo flicker da lâmpada, mas a câmera pode registrá-lo. Os reatores eletrônicos operam em alta freqüência o que elimina qualquer problema de flicker. Os refletores luz fria “Dexel Lighting”, não possuem efeito estroboscópico (“flicker free”), graças a utilização de reatores eletrônicos de muita alta freqüência que permitem filmar até 1000 imagens pôr segundo.

O sistema Dexel Lighting, obedece às normas de interferência elétrica e eletromagnética vigentes, e cumpre com todas as normas européias, CE. Outro problema comum em reatores magnéticos e eletrônicos é o barulho produzido pôr ele mesmo e o RF. Reatores de uso comum para iluminação comercial ou doméstica, podem não apresentar problemas após serem montados no teto. Mas, em estúdios de TV e cinema, o barulho dos reatores serão altamente percebidos pêlos microfones, e a interferência do RF apresentará problemas com outros equipamentos de áudio e vídeo.


CONTROLE DE LUZ FRIA POR DIMMER

Em alguns casos, a graduação de fontes fluorescentes é primordial para o ajuste da melhor forma do nível de iluminação, nas diferentes zonas de um estúdio. Graças a utilização de um reator de muito alta freqüência, a temperatura de cor permanece constante, praticamente durante o maior tempo de ajuste.

A Luz Fria Dexel Lighting pode ser fornecida com reatores dimmerizáveis e não dimmerizáveis. O custo das luminárias com reatores não dimmerizáveis é menor.


CONEXÃO DIRETA AO RACKS DE DIMMERS 

A Dexel Lighting, está perfeitamente consciente que o material profissional responde a especificações muito exigentes: deve ter ótimo rendimento, porem deve ser econômico, mas também deve ser instalado sem dificuldades em lugares já equipados com iluminacão convencional halógena. Portanto, a compatibilidade é primordial.

Os refletores de “Luz Fria Dexel Lighting” podem ser conectados diretamente às saídas dos dimmers. Nos estúdios onde já existe a instalação de um sistema de dimmers para lâmpadas halógenas, podem ser conectados os refletores de luz fria nas mesmas tomadas utilizadas para lâmpadas halógenas. O menor consumo elétrico da luz fria comparada à luz halógena, aumentará em várias vezes a capacidade dos dimmers instalados.


CONTROLE DIGITAL DMX (Opcional) 

Os refletores de luz fria “Dexel Lighting’, podem ser dimmerizados, mediante controle digital DMX 512, diretamente de uma mesa de iluminação digital. Este sistema oferece a vantagem em estúdios novos ou estúdios sem dimmers, porque elimina a necessidade de investimento em dimmers. É necessário utilizar uma placa Interface DMX 512 para cada luminária.

Fonte: Dexel Lighting
www.dexel.com


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *