Dicas para Iluminação de Estúdios


-1
-1 points

A iluminação fluorescente chamada “Luz Fria”, tem sido a inovação tecnológica mais importante realizada na iluminação de estúdios de televisão, filmes e fotografia durante os últimos anos.

Dependendo do tipo de programa à ser gravado em televisão, se poderão utilizar somente luminárias de Luz Fria, ou combiná-las com alguns refletores convencionais de lâmpadas halógenas para obter melhores resultados.

As luminárias de Luz Fria, emitem essencialmente luz Soft, o que para alguns tipos de programas pode ser suficiente, mas para outros pode ser necessário o uso de alguns fresnéis halógenos de 650W.

No caso de uma iluminação mista, recomendamos no estúdio, uma combinação de 80% fluorescente, com 20% de iluminação convencional halógena.

Isto constitui um melhor equilíbrio entre uma iluminação homogênea e adequados efeitos de luz, conservando ao máximo, as economias em energia, em potência de ar condicionado, em preços de troca de lâmpadas, em tamanho dos dimmers, etc.

Altura 
É recomendável instalar as luminárias de Luz Fria em altura máxima de 5 metros. Para grandes estúdios de produção, se deverá instalar as luminárias de 6 ou 8 lâmpadas, entre 6 e 3,5m.

Em estúdios médios ou pequenos, devem ser instaladas luminárias de 6, 4 ou 2 lâmpadas, entre 3,00 e 2,00 m, sendo necessário o uso de extensores para colocá-las no ângulo correto referente à câmera e as pessoas ou objetos a iluminar.

Escolha do modelo de luminária de Luz Fria 
Na maioria dos casos, a medida do estúdio e sua altura, determinam a escolha do refletor.

Para grandes estúdios, devem utilizar-se luminárias de 6 ou 8 lâmpadas de 55 W. As luminárias de 4 lâmpadas, “panorâmicas”, podem ser utilizadas para contraluz ou iluminação de cicloramas.

Para estúdios médios e pequenos, recomenda-se utilizar luminárias de 6 ou 4 lâmpadas de 55W. Também, são perfeitas para os novos estúdios virtuais. Os refletores com 2 lâmpadas de 55W, são pequenos e de muito fácil aplicação, como complemento dos refletores de 4 lâmpadas, utilizados para iluminação de contraluz ou cicloramas em estúdios de teto baixo, ou pequenas cenografias.

Os refletores de 2 lâmpadas podem serem utilizados em kits para externas em reportagem, por serem muito leves, e fácil para instalar em qualquer tomada. Também, são utilizados em fotografia digital para os sistemas de captura de imagens fixas.

APLICAÇÕES 

Refletores com 06 ou 08 lâmpadas 
Estúdios grandes, com altura entre 3,00m e 6,00m.

Telejornais, grandes estúdios de produção, cicloramas, estúdios virtuais, etc.
6 lâmpadas de 40 watts = equivalente à 1500 watts
6 lâmpadas de 55 watts = equivalente à 2000 watts
8 lâmpadas de 40 watts = equivalente à 2000 watts
8 lâmpadas de 55 watts = equivalente à 2500 watts

Refletores com 04 lâmpadas
Estúdios de tamanho médio, com altura entre 3,00m e 4,00m. Telejornais, entrevistas, estúdios virtuais, reportagens, etc. 

4 lâmpadas de 40 watts = equivalente à 1000 watts
4 lâmpadas de 55 watts = equivalente à 1500 watts

Refletores com 02 lâmpadas 
Estúdios pequenos e médios, com altura inferior à 3,00m.

2 lâmpadas de 40 watts = equivalente à 500 watts
2 lâmpadas de 55 watts = equivalente à 650 watts

Refletores com 04 lâmpadas Panorâmicas
Para iluminacão de estúdio com altura baixa, e para iluminação de cicloramas.

04 lâmpadas de 55 watts, equivalentes à 1500 watts.

Iluminando com Luz Fria

Quando se ilumina com Luz Fria, e com o intuito de conseguir uma iluminação uniforme e balanceada, todas as fontes de luz, devem ser instaladas à mesma distância das pessoas ou objetos a serem iluminados.

Iluminando pessoas em um set
Para iluminar um set de televisão com pessoas sentadas, as luminárias devem ser direcionadas para baixo, em um ângulo de 45º sobre o rosto das pessoas.

Um ângulo muito pronunciado, criará sombras indesejáveis, e ângulos mais baixos, podem criar reflexos ou imagens sem contorno.

dicas-iluminacao-estudios-teto-Blog-Espaço-Digital

Para iluminar um set de televisão com pessoas paradas, as luminárias também devem ser direcionadas à 45º sobre o rosto das pessoas.

Dependendo da altura do estúdio, será necessário utilizar extensores telescópicos para regular a altura das luminárias, com referência às pessoas a serem iluminadas, sentadas ou paradas, e assim direcionar à 45º.

dicas-iluminacao-estudios-teto-individual-Blog-Espaço-Digital

Iluminando um set de notícias
Para iluminar com luz fria um set de notícias, recomenda-se colocar as luminárias de frente, formando um arco sobre a/as pessoas à serem iluminadas. Também deverão utilizar-se luminárias para contra-luz.

Na medida do possível, deverão utilizar-se tantas luminárias para contra-luz quanto o número de pessoas que se encontrem no set.

dicas-iluminacao-estudios-diagrama-Blog-Espaço-Digital

Iluminando em set de entrevistas 
Em sets de entrevistas, onde participam várias pessoas ao redor de uma mesa, escritório ou sentadas em sofás, é recomendável colocar as luminárias de luz fria, em forma circular, ao redor das pessoas, orientadas para o centro. O raio do círculo e a quantidade de luminárias, poderá variar, dependendo do tamanho do set, e a quantidade de pessoas que participam do mesmo.

dicas-iluminacao-estudios-sala-redonda-Blog-Espaço-Digital

Iluminação de ciclorama
A maioria dos sets de TV, possuem um ciclorama que também deve ser iluminado corretamente. Para iluminá-los com luz fria, é recomendável que sejam instaladas luminárias de 2 ou 4 lâmpadas, em um ângulo de 60º, e à uma distância equivalente à metade da altura do ciclorama.

dicas-iluminacao-estudios-calculo-Blog-Espaço-Digital

As luminárias deverão ser colocadas a um nível superior ao ciclorama. Isto assegura uma iluminação completa do ciclorama.

Fonte: Dexel Lighting
www.dexel.com


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

-1
-1 points

One Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *