Iluminando com Luz Fria


Quando se ilumina com Luz Fria, e com o intuito de conseguir uma iluminação uniforme e balanceada, todas as fontes de luz, devem ser instaladas à mesma distância das pessoas ou objetos a serem iluminados.


Iluminando pessoas em um set

Para iluminar um set de televisão com pessoas sentadas, as luminárias devem ser direcionadas para baixo, em um ângulo de 45º sobre o rosto das pessoas.

Um ângulo muito pronunciado, criará sombras indesejáveis, e ângulos mais baixos, podem criar reflexos ou imagens sem contorno.



Para iluminar um set de televisão com pessoas paradas, as luminárias também devem ser direcionadas à 45º sobre o rosto das pessoas.


Dependendo da altura do estúdio, será necessário utilizar extensores telescópicos para regular a altura das luminárias, com referência às pessoas a serem iluminadas, sentadas ou paradas, e assim direcionar à 45º.



Iluminando um set de notícias
Para iluminar com luz fria um set de notícias, recomenda-se colocar as luminárias de frente, formando um arco sobre a/as pessoas à serem iluminadas. Também deverão utilizar-se luminárias para contra-luz.

Na medida do possível, deverão utilizar-se tantas luminárias para contra-luz quanto o número de pessoas que se encontrem no set.



Iluminando em set de entrevistas
Em sets de entrevistas, onde participam várias pessoas ao redor de uma mesa, escritório ou sentadas em sofás, é recomendável colocar as luminárias de luz fria, em forma circular, ao redor das pessoas, orientadas para o centro. O raio do círculo e a quantidade de luminárias, poderá variar, dependendo do tamanho do set, e a quantidade de pessoas que participam do mesmo.




Iluminação de ciclorama
A maioria dos sets de TV, possuem um ciclorama que também deve ser iluminado corretamente. Para iluminá-los com luz fria, é recomendável que sejam instaladas luminárias de 2 ou 4 lâmpadas, em um ângulo de 60º, e à uma distância equivalente a metade da altura do ciclorama.

As luminárias deverão ser colocadas a um nível superior ao ciclorama. Isto assegura uma iluminação completa do ciclorama.

Fonte: Dexel Lighting
www.dexel.com

 

<< - - VOLTAR PARA DICAS...................................................... 1 - 2