ILUMINANDO COM LUZ FRIA - INTRODUÇÃO

Iluminando com Luz Fria
As lâmpadas fluorescentes são uma eficiente fonte de luz, com qualidades que nenhum outro tipo de luz, é capaz de obter. Elas produzem uma grande quantidade de "lumens" por um pequeno consumo. "Dexel Lighting", com grande experiência no campo da iluminação extrai o maior proveito desta tecnologia, para propor uma gama completa de fontes de luz fluorescente, ou mais conhecidas como "Luz Fria".

Lâmpadas Fluorescentes
No passado, as lâmpadas fluorescentes não tiveram boa aceitação para iluminação de estúdios e filmes, por modificar os tons da pele e outras cores e dar uma aparência pouco natural. Isto era produzido pelas grandes áreas de verde e azul emitidas pelas lâmpadas fluorescentes. Hoje, novas lâmpadas fluorescentes asseguram a temperatura de 3200K, necessária na iluminação de estúdios, mas também é necessário fazer referência aos valores de CRI disponíveis.

CRI é um método de referência de 1 ao 100, que indica a fidelidade das cores expostas a uma lâmpada em particular, comparada às mesmas cores expostas a uma lâmpada incandescente onde o valor CRI é 100.

Quanto mais alto é o valor do CRI na lâmpada fluorescente, melhor será para misturar e balancear a luz com lâmpadas incandescentes. Isso segue como um aviso: lâmpadas com CRI com valores muito abaixo dos utilizados pela Dexel são utilizados comumente pelo mercado por serem mais baratas. Procurem sempre pela linha de lâmpadas StudioLine.

Economia

* Menor consumo elétrico: Com relacão à luz clássica de tungstênio, a luz fluorescente permite reduzir o consumo de energia, em aproximadamente 90%.

* Menor consumo elétrico em ar condicionado: A dissipação de calor é quase nula, e se obtém portanto uma economia indireta na ventilação e climatização da sala. Isto reduz substancialmente os requerimentos de ar condicionado.

* Menor investimento em equipamentos de ar condicionado: Portanto, o investimento em equipamentos de ar condicionado, será também reduzido.

* Menor investimento em instalação elétrica: O menor consumo elétrico das lâmpadas fluorescentes, permitem menor necessidade da capacidade elétrica instalada. Por exemplo, para um estúdio com iluminação de tungstênio halógena, onde a necessidade fosse de 300 ampéres, com lâmpadas fluorescentes só precisam de uma capacidade de 30 ampéres.

* Longa vida das lâmpadas: As lâmpadas fluorescentes tem uma vida útil de 10.000 horas, com um custo de lâmpada menor do que as lâmpadas de tungstênio.

* Normalmente a vida de qualquer lâmpada de tungstênio com 3200 Kº, e de 400 horas.

Compatibilidade
Graças à utilização de lâmpadas de espectro completo e valores de referência CRI muito próximos ao valor 100, os refletores de luz fria "Dexel Lighting", se combinam muito bem com a luz de tungstênio tradicional. Os refletores podem ser dimmerizados, utilizando-se o ballast eletrônico, para ligar diretamente no rack de dimmer analógico ou digital.

Versatilidade
Com os refletores "soft", equipados com 2, 4, 6, ou 8 lâmpadas de 55 watts, as possibilidades são quase infinitas. É possível iluminar estúdios de qualquer tamanho e efetuar iluminação principal, contraluz, ambiente e luz de ciclorama. Os refletores luz fria "Dexel Lighting", podem ser equipados com lâmpadas de 3200K "tungstênio” ou 5100K "luz do dia".

O sistema ótico desenvolvido, juntamente com a qualidade já reconhecida "Dexel Lighting", fazem com que sejam os refletores mais eficazes do mercado. Sua luz pode ser perfeitamente combinada com refletores para luz de tungstênio convencionais.

Os refletores se diferenciam entre si, principalmente pela quantidade de lâmpadas e a potência disponível. O rendimento é extraordinário, sendo em geral, 10 vezes superior ao de um refletor incandescente clássico. Praticamente, toda a energia elétrica é transformada em luz, não existindo praticamente dissipação calórica.

Aliás, a luz conserva suas qualidades, mesmo quando se varia sua intensidade. Pôr suas características únicas, os refletores luz fria "Dexel Lighting", podem ser utilizados perfeitamente em qualquer aplicação para vídeo (estúdios de televisão, telejornal, set de filmagem, estúdio virtual, reportagem), cinema , fotografia digital, iluminação para restauração de obras de arte, etc.

 

<< - - VOLTAR PARA DICAS...................................................... 1 - 2